SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Pesquisas de usos do tempo: um instrumento para aferir as desigualdades de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

PINHEIRO, Luana; GALIZA, Marcelo  e  FONTOURA, Natália. Novos arranjos familiares, velhas convenções sociais de gênero: a licença-parental como política pública para lidar com essas tensões. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.851-859. ISSN 1806-9584.

O objetivo deste artigo é tratar o descompasso entre as transformações percebidas nas estruturas familiares e a forma como o Estado responde a essas questões por meio de políticas públicas fundamentadas em um modelo estrito e convencional de família (nuclear, formada por casal com filhos) que reafirma convenções tradicionais de gênero. Como exemplo ilustrativo desse descompasso, trabalhamos o caso das licenças para cuidado de filhos/as utilizando, para isto, as informações produzidas pela pesquisa Retrato das Desigualdades, que evidenciam o surgimento de novos modelos de arranjos familiares.

Palavras-chave : Gênero; Mulheres; Políticas Públicas; Licença-Parental; Licença-Maternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )