SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Trabalhadores urbanos e domésticos: a constituição federal e sua assimetriaSexo e cor: categorias de controle social e reprodução das desigualdades socioeconômicas no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SANCHES, Solange. Trabalho doméstico: desafios para o trabalho decente. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.879-888. ISSN 1806-9584.

Este artigo apresenta um panorama da situação das trabalhadoras domésticas e traz algumas questões relativas à sua dimensão no mundo e no Brasil, suas condições de trabalho e importância para o funcionamento geral dos mercados de trabalho e dos domicílios. Buscase mostrar a relevância que tem o conceito de trabalho decente, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), para o trabalho doméstico e a equiparação de seus direitos no trabalho aos do conjunto das trabalhadoras e dos trabalhadores. Ressalta-se a oportunidade da discussão na próxima Conferência Internacional do Trabalho da OIT, em 2010, na qual o tema é ponto de pauta com vistas à elaboração de um instrumento internacional de proteção ao trabalho doméstico.

Palavras-chave : Trabalho Doméstico; Trabalho Decente; Condições de Trabalho; Gênero; Igualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )