SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Sexo e cor: categorias de controle social e reprodução das desigualdades socioeconômicas no BrasilNotas para a interpretação das desigualdades raciais na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MARIANO, Silvana Aparecida  e  CARLOTO, Cássia Maria. Gênero e combate à pobreza: programa bolsa família. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.901-908. ISSN 1806-9584.

A política de assistência social brasileira orienta-se pela perspectiva de ações de combate à pobreza, com prioridade aos programas de transferência condicionada de renda. Esses são programas que priorizam o repasse de renda às mulheres e envolvem-nas em uma rede de obrigações e condicionalidades, a exemplo do Programa Bolsa Família. A prática encerrada no Programa Bolsa Família coloca em evidência algumas contradições entre as ações estatais e as demandas feministas, notadamente no que diz respeito à problematização acerca da maternidade. Esse é, então, um ponto central para o diálogo entre o feminismo e as políticas sociais estatais de combate.

Palavras-chave : Programa Bolsa Família; Combate à Pobreza; Maternidade; Gênero; Feminismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )