SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Gênero e combate à pobreza: programa bolsa família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

VALVERDE, Danielle Oliveira  e  STOCCO, Lauro. Notas para a interpretação das desigualdades raciais na educação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2009, vol.17, n.03, pp.909-920. ISSN 1806-9584.

Este artigo discute os dados educacionais compilados na 3ª edição do Retrato das desigualdades de gênero e raça, enfatizando a importância da compreensão de como as diferentes situações e os processos sociais vivenciados pelas crianças e pelos jovens brancos e negros no interior do sistema educacional afetam sua permanência, progressão e desempenho escolar. Como principais achados destacam-se a queda da histórica diferença de escolaridade entre brancos e negros de mais de 15 anos, a cristalização da diferença de escolaridade entre crianças brancas e negras de 7 a 14 anos e a menor taxa de crescimento do acesso ao ensino superior das mulheres negras em comparação aos homens negros. Por fim, é apontada a importância da articulação de diferentes ações para a superação das desigualdades raciais na educação.

Palavras-chave : Desigualdades Raciais; Preconceito e Discriminação; Ações Afirmativas; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )