SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Análisis genético para la identificación de niños apropiados: construcción política y científica de la "naturaleza" y el parentescoA maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso: Programa Canguru índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

HANADA, Heloisa; D'OLIVEIRA, Ana Flávia Pires Lucas  y  SCHRAIBER, Lilia Blima. Os psicólogos na rede de assistência a mulheres em situação de violência. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.01, pp.33-59. ISSN 1806-9584.

Buscou-se identificar e analisar a inserção dos psicólogos na rede intersetorial de serviços para mulheres em situação de violência. Foram analisadas entrevistas com profissionais de serviços específicos da Grande São Paulo (policial, saúde, psicossocial, abrigo, orientações básicas). Os psicólogos estão presentes e são solicitados em todos os tipos de serviços. Têm lugar na capacitação e supervisão dos profissionais, além do atendimento às mulheres. Na assistência, nota-se grande diversidade de práticas, com frequente ajustamento das intervenções aos objetivos, à cultura institucional e à vocação assistencial dos serviços. Há uma relativa indefinição na especificidade do trabalho do psicólogo, o que pode representar impasses para uma melhor articulação em equipe e em rede, mas, por outro lado, também pode criar oportunidades para inovações na prática.

Palabras clave : Violência Contra a Mulher; Psicólogos; Relações Interprofissionais; Redes Comunitárias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )