SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Análisis genético para la identificación de niños apropiados: construcción política y científica de la "naturaleza" y el parentescoA maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso: Programa Canguru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

HANADA, Heloisa; D'OLIVEIRA, Ana Flávia Pires Lucas  e  SCHRAIBER, Lilia Blima. Os psicólogos na rede de assistência a mulheres em situação de violência. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.01, pp.33-59. ISSN 1806-9584.

Buscou-se identificar e analisar a inserção dos psicólogos na rede intersetorial de serviços para mulheres em situação de violência. Foram analisadas entrevistas com profissionais de serviços específicos da Grande São Paulo (policial, saúde, psicossocial, abrigo, orientações básicas). Os psicólogos estão presentes e são solicitados em todos os tipos de serviços. Têm lugar na capacitação e supervisão dos profissionais, além do atendimento às mulheres. Na assistência, nota-se grande diversidade de práticas, com frequente ajustamento das intervenções aos objetivos, à cultura institucional e à vocação assistencial dos serviços. Há uma relativa indefinição na especificidade do trabalho do psicólogo, o que pode representar impasses para uma melhor articulação em equipe e em rede, mas, por outro lado, também pode criar oportunidades para inovações na prática.

Palavras-chave : Violência Contra a Mulher; Psicólogos; Relações Interprofissionais; Redes Comunitárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )