SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Os psicólogos na rede de assistência a mulheres em situação de violênciaDo campo à "Campanha": gênero, performance e narrativas orais na fronteira entre o Brasil e o Uruguai índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

VERAS, Renata Meira  y  TRAVERSO-YEPEZ, Martha Azucena. A maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso: Programa Canguru. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.01, pp.61-80. ISSN 1806-9584.

O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão acerca dos modelos de maternidade e família implícitos no documento oficial do Ministério da Saúde sobre o Programa Canguru. Também explora a forma como o Programa é aplicado numa maternidade do Nordeste, apresentado como assistência humanizada para o atendimento ao bebê prematuro e/ou de baixo peso. A perspectiva adotada para este estudo documental é a análise foucaultiana do discurso, que focaliza o papel da linguagem na conformação da vida social e psicológica dos atores sociais envolvidos. A análise mostra que existe um discurso prescritivo, universalista, de caráter impositivo, que posiciona as mulheres como objetos passivos de intervenção, através da idealização da maternidade saudável e da família nuclear típica da classe média.

Palabras clave : Programa Canguru; Prematuridade; Maternidade; Análise Foucaultiana do Discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )