SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01A maternidade na política de humanização dos cuidados ao bebê prematuro e/ou de baixo peso: Programa CanguruO cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

HARTMANN, Luciana. Do campo à "Campanha": gênero, performance e narrativas orais na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.01, pp.81-100. ISSN 1806-9584.

Neste artigo abordo questões referentes à configuração dos papéis de gênero entre contadoras e contadores de "causos" da região da fronteira entre Brasil e Uruguai, considerando também o papel da pesquisadora nesse contexto. Na pesquisa etnográfica realizada, as diferenças entre os gêneros foram gradualmente revelando sua importância para o estudo das histórias narradas e, consequentemente, para a compreensão da sociedade fronteiriça. Assim como na organização social local percebe-se uma clara divisão do trabalho, do tempo e dos espaços ocupados por homens e mulheres, também nas narrativas orais e nas suas performances essa divisão encontrará correspondência. Levando em conta esses aspectos, procuro demonstrar de que maneira, seja no conteúdo das narrativas, seja na forma de contá-las, essas diferenças vão sendo demarcadas.

Palabras clave : Oralidade; Performances Narrativas; Fronteira; Papéis de Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )