SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Do campo à "Campanha": gênero, performance e narrativas orais na fronteira entre o Brasil e o UruguaiProstitución en Galicia: clientes e imaginarios femininos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

FERNANDES, Wânia Ribeiro  e  SIQUEIRA, Vera Helena Ferraz de. O cinema como pedagogia cultural: significações por mulheres idosas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.01, pp.101-119. ISSN 1806-9584.

Este artigo, fundamentado no campo dos estudos culturais - sobretudo em noções foucaultianas - e dos estudos feministas, analisa a contribuição do cinema na formação das identidades de gênero de mulheres idosas. Após breve discussão de aspectos relacionados à cultura, ao poder e à conformação das identidades de gênero, buscamos identificar, através das produções discursivas, significados construídos por um grupo de mulheres idosas sobre filmes a que assistiram em sua juventude, evidenciando os efeitos que os discursos dessa mídia exerceram na construção e na produção identitária dessas mulheres.

Palavras-chave : Cinema; Identidades de Gênero; Discursos; Mulheres Idosas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )