SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue02Reflexiones sobre una etnografía feminista del software libre en ColombiaTransversalidade de gênero e políticas sociais no orçamento do estado de Mato Grosso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

COLARES, Leni Beatriz Correia  and  CHIES, Luiz Antônio Bogo. Mulheres nas so(m)bras: invisibilidade, reciclagem e dominação viril em presídios masculinamente mistos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.407-423. ISSN 1806-9584.

O incremento do encarceramento feminino tem levado as autoridades a confinarem mulheres dentro dos presídios masculinos. O estudo - oriundo de pesquisa realizada na 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul - discute as dinâmicas carcerárias, mostrando que o acesso aos espaços, a distribuição do trabalho, a aplicação dos castigos e a definição das regras disciplinares são referenciados por uma orientação masculina. Nesta, o poder se volta para as mulheres, visando condicionar suas práticas a uma sexualização dirigida para o viril, ao mesmo tempo que positiva, nesse padrão, os comportamentos masculinos. As especificidades da condição feminina em tais espaços conduzem a que se definam esses presídios como "masculinamente mistos".

Keywords : Gênero; Punição; Encarceramento Feminino; Sistema Prisional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )