SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Reflexiones sobre una etnografía feminista del software libre en ColombiaTransversalidade de gênero e políticas sociais no orçamento do estado de Mato Grosso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

COLARES, Leni Beatriz Correia  e  CHIES, Luiz Antônio Bogo. Mulheres nas so(m)bras: invisibilidade, reciclagem e dominação viril em presídios masculinamente mistos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.407-423. ISSN 1806-9584.

O incremento do encarceramento feminino tem levado as autoridades a confinarem mulheres dentro dos presídios masculinos. O estudo - oriundo de pesquisa realizada na 5ª Região Penitenciária do Rio Grande do Sul - discute as dinâmicas carcerárias, mostrando que o acesso aos espaços, a distribuição do trabalho, a aplicação dos castigos e a definição das regras disciplinares são referenciados por uma orientação masculina. Nesta, o poder se volta para as mulheres, visando condicionar suas práticas a uma sexualização dirigida para o viril, ao mesmo tempo que positiva, nesse padrão, os comportamentos masculinos. As especificidades da condição feminina em tais espaços conduzem a que se definam esses presídios como "masculinamente mistos".

Palavras-chave : Gênero; Punição; Encarceramento Feminino; Sistema Prisional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )