SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Mulheres nas so(m)bras: invisibilidade, reciclagem e dominação viril em presídios masculinamente mistosNo meio do caminho entre o privado e o público: um debate sobre o papel das mulheres na política de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

PEREIRA, Rosângela Saldanha; SILVA, Kamila Paceliuka; CIRIACO, Cássia Daiane  e  RAMBLA, Xavier. Transversalidade de gênero e políticas sociais no orçamento do estado de Mato Grosso. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.425-450. ISSN 1806-9584.

As desigualdades existentes entre mulheres e homens no que se refere à qualidade de vida são patentes no Brasil e evidenciadas por indicadores socioeconômicos. Programas e ações governamentais concebidos e executados sem a adoção da perspectiva de gênero são um dos elementos que impedem a concretização do princípio de igualdade de oportunidades. A incorporação da transversalidade de gênero nas políticas públicas no Brasil é recente, assim como os estudos e a avaliação dos orçamentos públicos. Este artigo pretende contribuir para o avanço desse tema, discutindo e analisando a política social proposta no Plano Plurianual do governo de Mato Grosso à luz do enfoque transformador e da teoria feminista. Busca-se, também, refletir em que medida o governo local está observando o compromisso político assumido com o governo federal de enfrentar as desigualdades de gênero e de realizar a gestão transversal de políticas públicas, explicitadas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Palavras-chave : Gênero e Políticas Públicas; Orçamento e Gênero; Transversalidade de Gênero e Políticas Sociais; Macroeconomia e Gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )