SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Identidade de gênero e identidade profissional no campo de trabalhoParticipação no mercado de trabalho e no trabalho doméstico: homens e mulheres têm condições iguais? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LOMBARDI, Maria Rosa. Profissão: oficial engenheira naval da Marinha de Guerra do Brasil. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.529-546. ISSN 1806-9584.

Este artigo discute resultados parciais de estudo exploratório realizado com oficiais engenheiras navais da Marinha, o qual possibilitou uma aproximação ao entendimento da posição das engenheiras no Corpo de Oficiais Engenheiros Navais da Marinha. Pôde-se vislumbrar uma realidade complexa, em que relações de gênero e de trabalho na engenharia militar apresentam especificidades próprias, ao lado de padrões de inserção e integração similares aos encontrados na engenharia não militar. Inicialmente, apresentam-se algumas características do processo de integração das mulheres na Marinha. A seguir, discute-se a posição e a imagem das mulheres no Corpo de Oficiais Engenheiros Navais, o trabalho desenvolvido, as relações de gênero no ambiente militar, a partir das percepções das engenheiras entrevistadas. Finalizando, levantam-se questões e hipóteses para futuras investigações.

Palavras-chave : Estudos de Gênero; Engenheiras Navais; Profissões Tecnológicas; Mulheres nas Forças Armadas; Marinha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )