SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Rotas de ingresso, trajetórias e acesso das mulheres ao legislativo: um estudo comparado entre Brasil e Argentina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

FERTRIN, Rebeca Buzzo  y  VELHO, Lea Maria Leme Strini. Mulheres em construção: o papel das mulheres mutirantes na construção de casas populares. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.02, pp.585-606. ISSN 1806-9584.

O presente estudo buscou analisar o papel dos grupos sociais e das interações entre eles no processo de construção do artefato tecnológico 'casa popular', com destaque para o papel desempenhado pelas mulheres. O acompanhamento de um projeto habitacional em desenvolvimento e as informações coletadas de várias fontes revelaram que não apenas o artefato foi moldado pelas relações sociais, mas também que o processo construtivo por meio do mutirão provocou mudanças significativas nas relações anteriormente estabelecidas entre os moradores. Nesse contexto, alguns papéis sociais desempenhados pelas mulheres mutirantes foram alterados substancialmente: elas ocuparam a liderança nas negociações; assumiram o trabalho 'pesado' e 'perigoso' na obra e; construíram - juntamente com as casas - sua nova 'identidade feminina'.

Palabras clave : Tecnologia; Casa Popular; Grupos Sociais; Mulheres; Identidade Feminina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )