SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03El camino hacia el empoderamiento político de las mujeres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MIGUEL, Luis Felipe  y  BIROLI, Flávia. Práticas de gênero e carreiras políticas: vertentes explicativas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.03, pp.653-679. ISSN 1806-9584.

A sub-representação das mulheres nas esferas do poder político é hoje entendida como um problema político a ser enfrentado. De maneira esquemática, é possível distinguir três vertentes de explicação do fenômeno: (1) uma que enfatiza o caráter patriarcal subjacente às instituições políticas liberais, tal como na obra de Carole Pateman; (2) outra que foca os padrões culturais e de socialização que constroem o político como espaço masculino e inibem o surgimento da "ambição política" entre as mulheres, exemplificada pela literatura estadunidense sobre candidaturas femininas; e (3) aquela que destaca os constrangimentos estruturais à participação política das mulheres, que possuem, via de regra, menos acesso aos recursos econômicos e muito menos tempo livre que os homens. O artigo vai analisar as contribuições das três vertentes, advogando que o recurso ao conceito de "campo político", de Pierre Bourdieu, pode favorecer sua incorporação num modelo explicativo integrado e complexo.

Palabras clave : Gênero; Carreira Política; Campo Político; Representação; Democracia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )