SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03A construção de uma agenda para as questões de gênero, desastres socioambientais e desenvolvimentoMulheres da floresta do Vale do Guaporé e suas interações com o meio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

LABRECQUE, Marie France. Transversalização da perspectiva de gênero ou instrumentalização das mulheres?. Rev. Estud. Fem. [online]. 2010, vol.18, n.03, pp.901-912. ISSN 1806-9584.

Este artigo é baseado numa pesquisa desenvolvida no sul do México1 na qual tratou-se de observar de que maneira uma recomendação formulada no plano internacional, como a transversalização do gênero, transforma-se em contextos nacional e local. Foi, de fato, a perspectiva de transversalização do gênero que norteou de maneira evidente a instauração do programa mexicano de igualdade de gênero e, por consequente, a criação dos institutos de igualdade de gênero. Sabe-se que esta abordagem vem se impondo desde a Declaração e o conjunto de ações da Conferência de Beijing, em 1995, quando foi declarado que, a partir de então, seria preciso levar em conta as consequências de toda decisão no âmbito do desenvolvimento dos homens e das mulheres respectivamente.

Palabras clave : Gênero; Transversalização; Consenso de Washington; México; Microcrédito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )