SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Ética corporal y sexuación: plasticidad y fluidez en el sujeto del postfeminismoDos cuidados com o corpo feminino em reclames na Revista do Globo da década de 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SILVA, Edlene Oliveira. As filhas de Eva: religião e relações de gênero na justiça medieval portuguesa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.01, pp.35-51. ISSN 1806-9584.

Este artigo analisa as representações de mulheres presentes nas Ordenações Afonsinas, código jurídico português elaborado no século XV que definiu e classificou detalhadamente vários crimes considerados tipicamente femininos e estipulou punições rigorosas. Dentre esses delitos, trataremos de alguns aspectos do adultério, do concubinato e da alcovitagem. Informado pelas representações de gênero, o discurso jurídico do Estado monárquico luso legitimou a perseguição empreendida pela Igreja às mulheres “desviantes”. O olhar da justiça era influenciado pelo imaginário religioso cristão e medieval, repleto de ideias patriarcais e misóginas que associavam o feminino ao arquétipo da Eva pecadora, a primeira mulher que se deixou seduzir pelos ardis malignos do demônio.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Religião; Justiça; Ordenações Afonsinas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )