SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Rumo ao ecofeminismo QueerContos de Camp Wilde: tornando Queer a pesquisa em educação ambiental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

RUSSEL, Constance; SARICK, Tema  y  KENNELY, Jackie. Tornando Queer a educação ambiental. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.01, pp.225-238. ISSN 1806-9584.

O presente artigo propõe uma discussão em torno das possibilidades de uma educação ambiental queer. Tornar queer a educação ambiental significa mais que simplesmente adicionar conteúdo gay/lesbiano/bissexual/transgênero à educação ambiental, mas visa, em seu projeto, problematizar a heteronormatividade, a essencialização das identidades e a heterossexualização de nossas teorias e práticas. Apresentamos neste trabalho uma breve introdução à pedagogia queer e apontamos como a educação ambiental pode contribuir de maneira singular para a interrupção da heteronormatividade e para a problematização da identidade e da experiência. Também exemplificamos esforços por um ambientalismo queer em novos movimentos sociais e produções culturais.

Palabras clave : Educação Ambiental; Pedagogias Queer; Heteronormatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )