SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Tornando Queer a educação ambientalEcopoeta Queer? Uma análise de “Chitô (Tito)”, da poeta japonesa Hiromi Ito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GOUGH, Noel et al. Contos de Camp Wilde: tornando Queer a pesquisa em educação ambiental. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.01, pp.239-263. ISSN 1806-9584.

Este artigo questiona o relativo silêncio da teoria e da teorização queer sobre a pesquisa em educação ambiental. Exploramos algumas possibilidades para tornar queer a pesquisa em educação ambiental ao criar (estimulando outras/os a fazer o mesmo) narrativas de Camp Wilde, um local imaginário que nos ajuda a expor o fato de este ser um campo marcado por uma construção heteronormativa. Essas narrativas propõem métodos alternativos de representação e (re)produção do sujeito e do objeto de nossas indagações e nossas identidades como pesquisadoras/es. As/os colaboradoras/es utilizam-se de diferentes recursos teóricos como história da arte, desconstrução, ecofeminismo, crítica literária, estudos culturais populares e pós-estruturalismo feminista a fim de desenvolver uma nova orientação para a pesquisa em Educação Ambiental, a qual esperamos que jamais seja categorizada como um ‘novo gênero’.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Pedagogias Queer; Heteronormatividade; Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )