SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Que se enteren: cuerpo y sexualidad en el zoom social: sobre XXYAtivismo artístico: engajamento político e questões de gênero na obra de Barbara Kruger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

RODRIGUES, Carla. A costela de Adão: diferenças sexuais a partir de Lévinas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.371-387. ISSN 1806-9584.

Este artigo apresenta o pensamento de Emmanuel Lévinas sobre o feminino e sobre as diferenças sexuais para explorar o que Jacques Derrida chama de duas possibilidades de leitura de Lévinas. A primeira, androcêntrica, identifica a tradicional separação hierárquica entre masculino e feminino. Na segunda possibilidade de leitura, Derrida enxerga em Lévinas a ampliação do feminino para além da mulher, amplificando as proposições levinasianas do feminino como abertura à alteridade. Lévinas faz do feminino uma figura privilegiada da ética e da alteridade. Derrida partirá desse pensamento levinasiano do feminino para pensar em hospitalidade incondicional, radicalizando essa ideia de abertura ao outro.

Palavras-chave : Feminino; Alteridade; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )