Revista Estudos Feministas
Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584
Abstract
ALOS, Anselmo Peres. Gênero, epistemologia e performatividade: estratégias pedagógicas de subversão. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.421-449. ISSN 1806-9584.
Neste artigo, o conceito de gênero é apresentado e discutido em suas relações com a noção de performatividade, advinda da filosofia da linguagem, na esteira das reflexões de Judith Butler. Se o gênero for considerado como uma ferramenta analítica no campo dos estudos pedagógicos, é possível discutir o conceito dando atenção às maneiras pelas quais o gênero é construído pelas pedagogias culturais. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à sexualidade, sublinhando a importância dos processos performativos que constituem gênero, corpo e heterossexualidade como constructos culturais marcados pela historicidade.
Keywords : Corpo; Gênero; Sexualidade; Pedagogias Culturais.