SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

HAHNER, June E.. Escolas mistas, escolas normais: a coeducação e a feminização do magistério no século XIX. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.467-474. ISSN 1806-9584.

A presente discussão objetiva explorar aspectos históricos sobre o lugar da coeducação no momento em que o magistério primário passou da ocupação majoritariamente masculina, em meados do século XIX, para a ocupação feminina, no século XX. A educação de meninas e a feminização do magistério, ocorridas ainda no século XIX, são analisadas no fluxo das reformas que aconteceram no final do século XIX e só podem ser entendidas a partir da ideia de modernização instaurada no país, na transição do século XIX para o século XX.

Keywords : Coeducação; Educação Feminina; Feminização do Magistério.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )