SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Escolas mistas, escolas normais: a coeducação e a feminização do magistério no século XIXGênero na prática docente em educação física: "meninas não gostam de suar, meninos são habilidosos ao jogar"? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

COSTA, Ana Paula  and  RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Ser professora, ser mulher: um estudo sobre concepções de gênero e sexualidade para um grupo de alunas de pedagogia. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.475-489. ISSN 1806-9584.

Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de relações de gênero de um grupo de alunas do curso de Pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras. Para a realização desta pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foi utilizada uma entrevista semiestruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Constatamos que, em um processo de "acomodação" e "resistência", as categorias "mulher" e "professora" se fundem, o que obscurece, em certa medida, a atuação da professora como profissional da educação.

Keywords : Relações de Gênero; Sexualidade; Pedagogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )