SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Práticas pedagógicas reprodutoras de desigualdades: a subrepresentação de meninas entre alunos superdotadosJuventude ciborgue e a transgressão das fronteiras de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SILVA, Benícia Oliveira da  e  RIBEIRO, Paula Regina Costa. Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógico. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.521-533. ISSN 1806-9584.

Neste artigo, discutimos a seção Sexo da revista Capricho como um artefato cultural. Em nossas discussões, compreendemos que esse artefato constitui-se em uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da temática sexualidade, operando não apenas como fonte de informação ou entretenimento. Esse artefato, além de possibilitar a discussão de questões como sistemas genitais, métodos contraceptivos, Aids e DST, que já estão presentes nos currículos escolares e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), promove a inclusão de temas acerca de anseios, medos, prazeres, comportamento, gênero e corpo que nem sempre são abordados nos currículos, problematizando, assim, diferentes representações e significados atribuídos à sexualidade e que circulam em nossa sociedade.

Palavras-chave : Artefatos Culturais; Sexualidade; Seção Sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )