SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Sexualidade na sala de aula: tecendo aprendizagens a partir de um artefato pedagógicoNa escola se aprende que a diferença faz a diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

SALES, Shirlei Rezende  e  PARAISO, Marlucy Alves. Juventude ciborgue e a transgressão das fronteiras de gênero. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.02, pp.535-548. ISSN 1806-9584.

Pessoas e máquinas estão cada vez mais conectadas por meio de um processo de intensa simbiose. As/os jovens são o alvo primordial desse processo, constituindo a subjetividade ciborgue. Este artigo analisa o processo de ciborguização da juventude na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut (site de relacionamentos). A pesquisa que subsidia este artigo investigou a interface entre o currículo de uma escola pública de ensino médio e as comunidades e os perfis no Orkut das/os alunas/os dessa escola. O referencial teórico é constituído pelos estudos de gênero e de currículo, em uma perspectiva pós-crítica. O argumento desenvolvido é o de que as estratégias utilizadas em um currículo podem ser traduzidas no outro, por meio da interface entre eles, tendo como efeito ora a transgressão, ora o fortalecimento das fronteiras de gênero.

Palavras-chave : Juventude Ciborgue; Gênero; Currículo; Orkut.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )