SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Migraciones y géneros: formas de narrar los movimientos por parte de migrantes bolivianos/as en ArgentinaNegocian las parejas su sexualidad?: significados asociados a la sexualidad y prácticas de negociación sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

KNIJNIK, Jorge. Teatro infantil, gênero e direitos humanos: um olhar crítico sobre as peças Felizardo e O menino Teresa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.03, pp.777-800. ISSN 1806-9584.

A cultura infantil está cada vez mais permeada por um cotidiano generificado, isto é, a maior parte dos processos e produtos culturais possui conteúdos nos quais a questão de gênero é tratada, insistentemente, de forma binária e, consequentemente, excludente. O objetivo deste trabalho, assim, foi estudar o teatro infantil de Marcelo Romagnoli e da Banda Mirim, cujas peças possuem uma proposta de desmontar e questionar os estereótipos que dicotomizam a vida de meninos e meninas. Assistindo às encenações de Felizardo e de O menino Teresa, e analisando o conteúdo dos textos das peças, concluiu-se que as personagens propõem um modelo para meninas e meninos que está na contramão da cultura padronizada e oficial, estimulando novas relações sociais de gênero entre as crianças, contribuindo desse modo para a consecução dos "objetivos do milênio" propostos pela ONU e encampados pelo Brasil, sobretudo no que tange à igualdade entre os sexos.

Palabras clave : Teatro; Infância; Gênero; Educação; Direitos Humanos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )