SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Negocian las parejas su sexualidad?: significados asociados a la sexualidad y prácticas de negociación sexual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MACHADO, Helena; SILVA, Susana; COSTA, Susana  y  MIRANDA, Diana. Biogenética e género na construção da intencionalidade da paternidade: o teste de DNA nas investigações judiciais de paternidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2011, vol.19, n.03, pp.823-848. ISSN 1806-9584.

Este artigo aborda as modalidades de intencionalidade da paternidade construídas por mulheres e homens que realizaram testes de DNA ordenados por tribunais, em Portugal, para apuramento da paternidade biológica de crianças sem 'pai oficial'. Partindo de uma perspectiva feminista, analisa-se o impacto das ideologias de género na mediação da intenção de desempenhar o papel de pai, na negociação de relações de parentesco e nos processos sociais e morais de classificação e hierarquização dos indivíduos. Conclui-se que a incorporação do conhecimento do resultado do teste de DNA nas práticas quotidianas de homens e mulheres constitui uma co-produção complexa entre as relações sociais de género, a cultura, a tecnologia e o sistema jurídico.

Palabras clave : Paternidade; Intencionalidade; DNA; Género; Moralização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )