SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número01Political mothering: women and gender on the Chilean Salmon Trade UnionNovas práticas corporais no espaço doméstico: a domesticidade pop na revista Casa & Jardim durante os anos 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

LIMA, Michelle da Silva. Cooperativismo: uma experiência feminina na arte de produzir conquistas. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.01, pp.209-232. ISSN 1806-9584.

Neste trabalho busco analisar formas de mobilização feminina a partir de uma cooperativa habitacional cujas famílias cooperadas podem ser classificadas como membros das classes trabalhadoras. Essa cooperativa contou com apoio financeiro e técnico de uma ONG que a organizou por meio do regime de mutirão familiar da mão de obra para a construção de casas próprias. O cooperativismo proposto como nova forma de organização política e econômica da sociedade investe no poder de articulação coletiva acumulada na história das classes trabalhadoras. Ao atualizar princípios socioculturais importantes, como o espírito de solidariedade e a articulação da rede de sociabilidade, as mulheres cooperadas passaram a participar de tarefas tradicionalmente masculinas e a exercer um poder de liderança sutil e criativa, conferindo um sentido específico de coletividade ao grupo de famílias.

Palavras-chave : Cooperativismo; Classes Trabalhadoras; Relações de Gênero; Liderança Feminina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )