SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número02'Homens trans': novos matizes na aquarela das masculinidades?Travestilidades nômades: a explosão dos binarismos e a emergência queering índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CARRIJO, Gilson Goulart. Poses, posses e cenários: as fotografias como narrativas da conquista da Europa. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.02, pp.525-538. ISSN 1806-9584.

As experiências narrativas etnográficas articulando imagens e textos podem acionar as sensibilidades, os saberes e os sentidos estéticos e culturais presentes na relação ver-o-que-se-diz/dizer-o-que-se-vê. Entre as possibilidades de exploração do universo de imagens estão as fotográficas. A partir das imagens capturadas no cotidiano das travestis, argumento que a pose é um componente sígnico capaz de oferecer vestígios para a compreensão/interpretação de aspectos singulares desse universo que não se esgotam na interpretação usual dos signos letrados. Para o artigo em questão, recorto fragmentos da migração das travestis para a Itália. Um projeto significativamente marcado pela expectativa de trabalho e sobrevivência, mas também que se reveste de glamour num cenário em que as imagens - fotografias enviadas à família e também disponibilizadas na plataforma virtual - compõem narrativas de um sucesso inscrito no corpo, nas joias, nos carros, mas também ancoradas em espaços geográficos diferenciados, capazes de informar sobre "a conquista da Europa".

Palavras-chave : Fotoetnografia; Gênero; Migração; Travestis; Fotografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )