SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número02Travestilidades nômades: a explosão dos binarismos e a emergência queeringTransitar para onde?: monstruosidade, (des)patologização, (in)segurança social e identidades transgêneras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BARBOZA, Heloisa Helena. Proteção da autonomia reprodutiva dos transexuais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.02, pp.549-558. ISSN 1806-9584.

A Constituição Brasileira assegura o direito ao planejamento familiar com fundamento nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável. Esse direito é reconhecido não só ao casal, como ao homem e à mulher, que podem constituir sozinhos uma comunidade familiar, denominada família monoparental, constitucionalmente amparada. O Conselho Federal de Medicina adotou normas éticas para a utilização das técnicas de reprodução assistida destinadas a todas as pessoas capazes, abrindo assim tal possibilidade para qualquer pessoa independentemente de sua orientação ou situação sexual. Indispensável, neste momento, analisar o caso dos transexuais, que podem ter sua capacidade de reproduzir comprometida pelo processo transexualizador, para que seus direitos reprodutivos sejam resguardados.

Palavras-chave : Transexual; Planejamento Familiar; Reprodução Assistida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )