SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número02Proteção da autonomia reprodutiva dos transexuaisDespatologização do gênero: a politização das identidades abjetas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

LEITE JUNIOR, Jorge. Transitar para onde?: monstruosidade, (des)patologização, (in)segurança social e identidades transgêneras. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.02, pp.559-568. ISSN 1806-9584.

O objetivo deste artigo é discutir a categoria "monstro" e sua íntima relação com a patologização e/ou criminalização de determinadas pessoas vistas como 'desviantes sexuais', em especial travestis, transexuais e intersexuais. No início do século XXI, com o questionamento da autoridade médica, a politização dos movimentos sociais de travestis e transexuais e a batalha por sua despatologização, para onde se encaminham os "transtornos" de sexo ou gênero, as "parafilias" e as "perversões" com toda a persistente estigmatização a elas referidas? Voltarão a ser redimensionadas como algo potencialmente perigoso através da cada vez mais abrangente cultura da segurança?

Palabras clave : Monstro; Abjeto; Travestis; Transexuais; Ciência Sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )