SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03(Des)construções do masculino e do feminino na relação de mulheres-mães com filhos e filhasLa transformación tecnológica del sector agropecuario en la provincia de Córdoba y sus repercusiones sobre la mujer y la familia rural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

MANESCHY, Maria Cristina; SIQUEIRA, Deis  y  ALVARES, Maria Luzia Miranda. Pescadoras: subordinação de gênero e empoderamento. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.03, pp.713-737. ISSN 1806-9584.

Cresce o número de estudos abordando o setor pesqueiro sob uma perspectiva de gênero, indicando que esse é fundamental para se entender como mulheres e homens participam da pesca e vivenciam os riscos ligados às recentes mudanças do setor. Contudo, políticas setoriais ainda têm dificuldade em incorporar a dimensão de gênero. Este texto evidencia dois argumentos principais. Primeiro, o silêncio sobre a questão feminina articula-se à situação de vulnerabilidade, característica de grande parte das comunidades pesqueiras, em países no "norte" e no "sul". Segundo, movimentos de mulheres pescadoras têm contribuído para questionar o status quo e inscrevê-las em políticas de empoderamento, sobretudo no que toca a espaços e direitos sociais. Ao mesmo tempo, esses movimentos buscam recuperar a capacidade que sistemas locais comunitários de gestão de recursos naturais têm demonstrado de adaptação à complexidade socioambiental e de respeito ao protagonismo feminino. O processo de empoderamento não é linear, mas complexo e marcado por contradições.

Palabras clave : Pescadoras; Gênero; Trabalho; Reconhecimento; Empoderamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )