SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03La transformación tecnológica del sector agropecuario en la provincia de Córdoba y sus repercusiones sobre la mujer y la familia ruralDesocupación, trabajo doméstico y desigualdad: una mirada desde el uso del tiempo en Rosario, Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GRAF, Laila Priscila  e  COUTINHO, Maria Chalfin. Entre aves, carnes e embalagens: divisão sexual e sentidos do trabalho em abatedouro avícola. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.03, pp.761-783. ISSN 1806-9584.

Este artigo apresenta uma investigação sobre o trabalho de mulheres atuantes em um abatedouro avícola em Santa Catarina, Brasil. As concepções teóricas da divisão sexual do trabalho e da produção de sentidos pela psicologia do construcionismo social nortearam as análises. O conceito de trabalho foi compreendido a partir de uma dupla dimensão: como concreto (produtor de coisas úteis) e abstrato (produtor de mercadorias). Com base na estratégia investigativa do estudo de caso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, com dois procedimentos principais: observações e oito entrevistas com trabalhadoras. Os resultados geraram duas grandes categorias temáticas, uma delas é apresentada aqui. Trata-se da divisão sexual do trabalho identificada tanto no âmbito produtivo como no doméstico. Os resultados, por meio da articulação analítica dos sentidos e da divisão sexual do trabalho, expuseram as relações assimétricas no trabalho na indústria de carne avícola e, consequentemente, no ambiente familiar.

Palavras-chave : Trabalho; Sentidos; Divisão Sexual do Trabalho; Avicultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )