SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03Autobiografia e autorretrato: cores e dores de Carolina Maria de Jesus e de Frida KahloMemória e feminino em Simone de Beauvoir: o problema da recepção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CHIARINI, Ana Maria. A migrante e o xamã: agentes transculturadores em dois romances italianos contemporâneos. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.03, pp.901-918. ISSN 1806-9584.

A proposta deste trabalho é evidenciar a função transculturadora exercida por trabalhadoras migrantes na Itália contemporânea, vista como espaço da diáspora, nos romances Apri le porte all'alba (1999), de Elena Gianini Belotti, e L'indecenza (2008), de Elvira Seminara. Essas personagens sociais - participantes de trocas interculturais e intercorporais - vêm se tornando personagens literárias e, embora reduzidas a não-pessoas ou marcadas por um pretenso núcleo étnico essencial, ativam as forças diferenciadoras e transgressoras da homogeneidade cultural globalizada, citadas por Hall (2003). Visando acentuar esse papel da migrante, utilizo a figura do xamã no drama existencial mágico e na crise da presença, tratados por Ernesto de Martino, um dos fundadores da antropologia italiana, em Il mondo magico (1948).

Palavras-chave : Migrantes; Xamãs; Literatura Italiana Contemporânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )