SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número03A migrante e o xamã: agentes transculturadores em dois romances italianos contemporâneosEscritura femenina y cruce de culturas: aplicaciones en la dramaturgia de Caryl Churchill índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SANTOS, Magda Guadalupe dos. Memória e feminino em Simone de Beauvoir: o problema da recepção. Rev. Estud. Fem. [online]. 2012, vol.20, n.03, pp.919-937. ISSN 1806-9584.

A revisão do pensamento de Simone de Beauvoir nas últimas décadas ressoa em abordagens variadas, exigindo, em sua análise, o uso de uma metodologia que realce a sutileza de sua escrita. Este texto se assenta numa concepção triádica de suas obras de memória e nos efeitos que seus escritos causam à interpelação da cultura. Bastante crítica dos parâmetros discursivos da tradição, que se consagram em princípios lógicos e ontológicos, Beauvoir propõe novas vias de reflexão. De uma perspectiva metodológica, este artigo aborda questões temáticas em níveis de leitura, a saber: o conceitual, o histórico e o hermenêutico. Toma-se o feminino como a personagem principal de seus textos filosófico-literários, em sua dimensão de subjetividade e alteridade, enquanto um dado provocativo em busca da redefinição do sentido de simetria estética.

Palabras clave : Alteridade e Identidade; Memória e Estética da Recepção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )