SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número01Autonomia, opressão e identidades: a ressignificação da experiência na teoria política feministaMeta(na)morfoses lésbicas em Cassandra Rios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

SIMOES, José Alberto. Entre percursos e discursos identitários: etnicidade, classe e género na cultura hip-hop. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.01, pp.107-128. ISSN 1806-9584.

Com o presente artigo pretende-se abordar o modo como a chamada cultura hiphop, ainda que propagada globalmente, pode ser adoptada e adaptada ao nível local, produzindo desta forma simultaneamente convergência e divergência cultural. O foco desta análise será o percurso e a construção identitária de diversos protagonistas desta cultura, em torno de três dimensões interligadas: a etnicidade, a classe e o género. Para além de uma discussão teórica inicial sobre o modo como estas dimensões têm sido abordadas, pretendesse apresentar igualmente dados empíricos provenientes de uma pesquisa etnográfica realizada em Portugal, mais especificamente na área metropolitana da cidade de Lisboa. As conclusões a que se chegaram, ainda que específicas e contextuais, apresentam afinidades com outras sobre fenómenos idênticos, revelando-se importantes para a compreensão destas práticas e respectivas interpretações em diferentes contextos nacionais.

Palabras clave : Cultura Hip-Hop; Identidade; Classe; Etnicidade; Género.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )