SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número02Encuentros y desencuentros entre la militancia de izquierda y el feminismo en la ArgentinaFeminismo, iglesia católica y derechos sexuales y reproductivos en el Chile post-dictatorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MAYORGA, Claudia; COURA, Alba; MIRALLES, Nerea  e  CUNHA, Vivane Martins. As críticas ao gênero e a pluralização do feminismo: colonialismo, racismo e política heterossexual. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.02, pp.463-484. ISSN 1806-9584.

Este artigo analisa a emergência de categorias específicas no feminismo - colonialismo, racismo e política heterossexual -, focando em aspectos que interpelaram e seguem interpelando o conceito de gênero. Interessa aqui identificar quais contribuições essas categorias apresentam para se pensarem os sujeitos dos feminismos e a ação política feminista. Para tanto, propõe uma breve retomada histórica da noção de gênero no feminismo e analisa o pensamento de três autoras - Gloria Anzaldúa, Monique Wittig e Ochy Curiel - que, ao incluírem em suas análises sobre as mulheres e a sociedade a perspectiva do colonialismo, do racismo e da política heterossexual, buscaram explicitar os limites do gênero, entre eles, seus efeitos normativos, apontando para a necessidade de politização do próprio feminismo.

Palavras-chave : Gênero; Racismo; Política Heterossexual; Colonialismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )