SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número02Feminismo, iglesia católica y derechos sexuales y reproductivos en el Chile post-dictatorialDesafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

BARROS, Mariana Leal de. “Os deuses não ficarão escandalizados”: ascendências e reminiscências de femininos subversivos no sagrado. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.02, pp.509-534. ISSN 1806-9584.

Dois mil anos de processo civilizatório conferiram uma cisão no corpo feminino: as santas e as putas. Não parece novidade, no entanto, pensar que essa paridade responda mais a uma necessidade masculina do que às maneiras pelas quais as mulheres se apresentam. Partindo de bibliografia que discute imagens recalcadas de femininos “ativos” e eróticos no sagrado, este artigo busca refletir a respeito de possíveis ascendências dos cultos de pombagira, entidade espiritual umbandista. Distante do doce e passivo, a pombagira emana poder, inteligência, beleza e sexo, mas paradoxalmente se presentifica no espaço sagrado e é cultuada com destaque por seus fiéis. Nesse sentido, busca-se discutir como o culto dessas entidades espirituais parece performatizar algo de arcaico, possivelmente resistente ao recalque e à normatização.

Palavras-chave : Gênero; Feminino e Sagrado; Mulher; Umbanda; Divindade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )