SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número02“Os deuses não ficarão escandalizados”: ascendências e reminiscências de femininos subversivos no sagradoNosotras: feminism latino-americano em Paris índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

MONTEIRO, Rosa Filomena Brás Lopes. Desafios e tendências das políticas de igualdade de mulheres e homens em Portugal. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.02, pp.535-552. ISSN 1806-9584.

Neste trabalho exponho algumas das conclusões acerca do “feminismo de Estado” em Portugal, tema pouco estudado no país e objeto central da minha investigação de doutoramento em Sociologia do Estado, Direito e Administração (FEUC/CES). Na pesquisa interroguei a ação do Estado português na promoção da igualdade de mulheres e homens desde 1970, concretamente o papel que a atualmente designada Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) como mecanismo oficial para a igualdade tem vindo a desempenhar em articulação com os movimentos de mulheres na promoção de políticas públicas de igualdade. Explicito, aqui, os principais desafios com que se confrontam a Comissão e as associações de mulheres, designadamente, o do mainstreaming de género, da politicização da área, da nova gestão pública, da adoção da linguagem de “género”, da alteração da relação com as ONGs e da inclusão de novos representantes e novos eixos de desigualdade.

Palavras-chave : Portugal; Políticas de Igualdade; Movimentos de Mulheres; Feminismo de Estado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )