SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número02A Revista Gênero/UFF: fazendo “ciências” na militânciaDesafios das publicações feministas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

COSTA, Ana Alice Alcantara  e  PINHEIRO, Clarice Costa. Desafios da linguagem no diálogo dos estudos feministas com os movimentos sociais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.02, pp.617-624. ISSN 1806-9584.

O texto analisa a importância da linguagem na tradução do conhecimento produzido na área dos estudos feministas e relações de gênero tendo em vista a assimilação desses conteúdos por parte de públicos distintos nos processos de formação, em especial, aqueles setores que não dominam a linguagem acadêmica. Nessa perspectiva, busca-se analisar duas vertentes da linha editorial do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM/UFBa: de um lado, a Coleção Bahianas, editada nos cânones da “liturgia acadêmica” e, do outro, o chamado “material educativo”, sustentáculo da atividade de extensão em que o eixo norteador é o “se fazer entender”.

Palavras-chave : Produção de Conhecimento; Estudos Feministas; Tradução; Linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )