SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue03Distinctive allegories and social exclusion omens in women’s images (circa 1920)Gioconda Belli, un universo de mujeres author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

PISKORSKI, Rodolfo. Círculos viciosos: intersecções de gênero e espécie em A Fonte da Vida, de Darren Aronofsky. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.03, pp.1059-1080. ISSN 1806-9584.

O filme de Darren Aronofsky, A Fonte da Vida (The Fountain, 2006), se oferece a uma leitura produtiva das formas em que discursos de opressão se interseccionam ao serem codificados cinemática e/ou ideologicamente. Este artigo analisa as diferenças de gênero, espécie e raça/etnia no filme e o modo em que são constitutivamente articuladas para possibilitar a “imanência” do Outro em cada um desses discursos, produzindo assim o sujeito “transcendental”. Parto de uma compreensão filosófica do papel essencial da diferença de espécie (e do privilégio do status do humano) na constituição interseccional de outros vetores de diferença, como o gênero, o sexo, a raça e a etnia. Articulo, enfim, esse modo amplo de abordagem interseccional com uma discussão da relação com a morte que é supostamente exclusivamente humana e que permite que a humanidade seja construída como oposta à animalidade.

Keywords : Teoria Interseccional; Animalidade; Pós-Humanismo; Cinema.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )