SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número03Alegorías de distinción y presagios de exclusión social en imágenes de mujeres (circa 1920)Gioconda Belli, un universo de mujeres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

PISKORSKI, Rodolfo. Círculos viciosos: intersecções de gênero e espécie em A Fonte da Vida, de Darren Aronofsky. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.03, pp.1059-1080. ISSN 1806-9584.

O filme de Darren Aronofsky, A Fonte da Vida (The Fountain, 2006), se oferece a uma leitura produtiva das formas em que discursos de opressão se interseccionam ao serem codificados cinemática e/ou ideologicamente. Este artigo analisa as diferenças de gênero, espécie e raça/etnia no filme e o modo em que são constitutivamente articuladas para possibilitar a “imanência” do Outro em cada um desses discursos, produzindo assim o sujeito “transcendental”. Parto de uma compreensão filosófica do papel essencial da diferença de espécie (e do privilégio do status do humano) na constituição interseccional de outros vetores de diferença, como o gênero, o sexo, a raça e a etnia. Articulo, enfim, esse modo amplo de abordagem interseccional com uma discussão da relação com a morte que é supostamente exclusivamente humana e que permite que a humanidade seja construída como oposta à animalidade.

Palavras-chave : Teoria Interseccional; Animalidade; Pós-Humanismo; Cinema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )