SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número03El poder del testimonio, experiencias de mujeresHermenêutica Negra Feminista: um ensaio de interpretação de Cântico dos Cânticos 1.5-6 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

AMARANTE, Maria Inês. Guerrilheiras da palavra: as mulheres no rádio em Timor-Leste. Rev. Estud. Fem. [online]. 2013, vol.21, n.03, pp.1171-1187. ISSN 1806-9584.

Este artigo, recorte da tese de doutorado da autora, mostra o papel social do rádio em Timor-Leste, bem como o protagonismo das mulheres comunicadoras, outrora guerrrilheiras, desde a independência do país. Embora a presença feminina na mídia timorense seja ainda bastante tímida e haja necessidade de transpor inúmeras barreiras, inclusive o uso da língua portuguesa, elas enfatizam a relevância dessa participação e o reconhecimento do trabalho radiofônico nos espaços recentemente conquistados. Entre reflexões sobre a voz e a palavra em ambientes de “oralidade mediatizada”, vão se revelando aspectos culturais de um povo que busca adequar-se a uma nova realidade sem abdicar de suas tradições. A pesquisa foi realizada em campo, entre 2005 e 2006, e materializou-se através de levantamentos documental, bibliográfico e entrevistas (história de vida e relatos testemunhais).

Palabras clave : Rádio; Memória Feminina; Voz e Oralidade; Língua Portuguesa; Timor-Leste.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )