SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01(Obs)cena: o lugar do desejo feminino em Gustav Klimt e Clarice LispectorContando estórias e inventando metodologias para discutir a violência contra as mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

PEREIRA, Cláudia da Silva  y  PENALVA, Germano Andrade. Nem todas querem ser Madonna: representações sociais da mulher carioca, de 50 anos ou mais. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.01, pp.173-193. ISSN 1806-9584.

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre as representações sociais da mulher com 50 anos ou mais na cultura midiática. Se, por um lado, a cantora Madonna é celebrada como um dado modelo típico ideal de juventude e corpo para a sua idade, por outro, o que se encontra no discurso das cariocas de 50 anos consideradas "enxutas" nem sempre vai ao encontro desse imaginário social hegemônico e globalizado. Inspirada pelas relações entre as forças do contexto local e da homogeneização global, atuantes na construção simbólica das sociedades moderno-contemporâneas, empreende-se a uma comparação, respectivamente, entre a jovialidade da "garota de Ipanema" e o rejuvenescido "corpo de Madonna". Metodologicamente, a escolha por um estudo antropológico, combinado com a análise do discurso midiático, busca explorar, entre outras questões, o entendimento da expressão "tenho idade, mas não sou velha" ou de como vêm a se autorreferenciar as mulheres rotuladas como "cinquentonas" e, ao mesmo tempo, "ageless". Pretende-se, em suma, discutir o que é "ser jovem" na sociedade contemporânea, dentro da perspectiva de gênero, considerando-se, para tanto, dois modelos construídos a partir de representações locais e globais.

Palabras clave : Juventude; Gênero; Madonna.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )