SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Nem todas querem ser Madonna: representações sociais da mulher carioca, de 50 anos ou maisCondições e possibilidades de uma tecnopolítica de gênero/sexualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares. Contando estórias e inventando metodologias para discutir a violência contra as mulheres. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.01, pp.195-214. ISSN 1806-9584.

Neste artigo discorro sobre a importância de se criar metodologias alternativas para trabalhar com a violência contra as mulheres dentro do campo da psicologia. Produções artísticas como a literatura, o teatro, a contação de histórias, entre outras, possibilitam o questionamento de identidades fixas e binárias na regulação de gênero e podem permitir a reconstrução de normas identitárias por meio de enunciados e gestos inéditos, ensejadores de novos mapas que abarquem as diferenças e refutem as normalizações. Trago a possibilidade de pensar a inserção do/a psicólogo/a nesse debate, amparada em dispositivos artísticos como estratégias de resistência e construção de subjetividades dissidentes, e exemplifico essa narrativa trazendo a estória de Branca e José Pássaro Volante, personagens da obra de Lídia Jorge em "O dia dos prodígios".

Palabras clave : Violência; Violência Contra as Mulheres; Dispositivos Artísticos; Política Ciborgue.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )