SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número01Contando estórias e inventando metodologias para discutir a violência contra as mulheresNormas de gênero em um currículo escolar: a produção dicotômica de corpos e posições de sujeito meninos-alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

GOULART, Lucas Aguiar  e  HENNIGEN, Inês. Condições e possibilidades de uma tecnopolítica de gênero/sexualidade. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.01, pp.215-236. ISSN 1806-9584.

Neste artigo apresentamos uma análise genealógica acerca da composição de movimentos que se propõem a pensar a cibercultura enquanto ferramenta política usada para abrir espaços para modos de vida não misóginos e não heteronormativos; tal contexto é denominado aqui como tecnopolítica de gênero/sexualidade. Tendo como principal foco os jogos digitais e buscando entender as condições que possibilitaram a emergência de uma parada LGBT em um deles, abordamos os movimentos Cyberpunk, Ciberfeminsta, Girl Games Movement e Cyberqueer, refletindo acerca das potências contingentes aos ambientes ciberculturais e de seu estatuto diferencial na constituição de outras vivências e construções de gênero/sexualidades.

Palavras-chave : Genealogia; Tecnopolítica; Gênero; Sexualidade; Jogos Digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )