SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02Carole Pateman y la crítica feminista a la teoría clásica de la democracia (Locke y Rousseau)A produção da maternidade nos discursos de incentivo à amamentação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Estudos Feministas

versión impresa ISSN 0104-026Xversión On-line ISSN 1806-9584

Resumen

KEMPINSKA, Olga Donata Guerizoli. Ironia e discurso feminine. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.02, pp.465-476. ISSN 1806-9584.

O artigo debruça-se sobre os usos da ironia nos textos teóricos e literários escritos por mulheres. Ao investigar alguns dos textos clássicos feministas dedicados à arqueologia dos discursos sobre o gênero, por um lado, e sobre a identidade, a nacionalidade e o conhecimento, por outro, o artigo analisa o surgimento da violência no ato da degradação irônica dos valores responsáveis pelo sentido literal. Assim, de maneira mais geral, ao insistir na participação do leitor no processo de dissimulação irônica, o presente estudo busca mostrar a importância das emoções envolvidas no funcionamento da ironia. O discurso feminino revela-se, nesse sentido, um espaço de luta e de risco, investido pela intensidade e sujeito não apenas a diversos jogos do poder, como também potencialmente permeado pela agressividade.

Palabras clave : Ironia; Discurso Feminino; Emoções.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )