SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue02Ironia e discurso feminineLas políticas de seguridad y el abordaje de la perspectiva de género en Buenos Aires author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Estudos Feministas

Print version ISSN 0104-026XOn-line version ISSN 1806-9584

Abstract

CADONA, Eliane  and  STREY, Marlene Neves. A produção da maternidade nos discursos de incentivo à amamentação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.02, pp.477-499. ISSN 1806-9584.

No presente artigo1 discutimos, através de materiais da Campanha da Amamentação, discursos da maternidade, por intermédio das práticas de incentivo ao aleitamento materno. Problematizamos a forma como esses materiais veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Para a análise dos dados, fizemos uso dos conceitos de discurso e de enunciado de Michel Foucault, tomando-os enquanto ferramentas teórico-metodológicas. Nos materiais, percebemos que a mãe é posicionada como principal responsável pela saúde de seus/as filhos/as, tendo o dever de cuidar deles/as e nutri-los/as. O pai ocupa um papel secundário nessa relação, e a figura do especialista em saúde ganha destaque, na medida em que é posicionado enquanto conhecedor das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança.

Keywords : Maternidade; Paternidade; Discurso; Amamentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )