SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02Ironia e discurso feminineLas políticas de seguridad y el abordaje de la perspectiva de género en Buenos Aires índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

CADONA, Eliane  e  STREY, Marlene Neves. A produção da maternidade nos discursos de incentivo à amamentação. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.02, pp.477-499. ISSN 1806-9584.

No presente artigo1 discutimos, através de materiais da Campanha da Amamentação, discursos da maternidade, por intermédio das práticas de incentivo ao aleitamento materno. Problematizamos a forma como esses materiais veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Para a análise dos dados, fizemos uso dos conceitos de discurso e de enunciado de Michel Foucault, tomando-os enquanto ferramentas teórico-metodológicas. Nos materiais, percebemos que a mãe é posicionada como principal responsável pela saúde de seus/as filhos/as, tendo o dever de cuidar deles/as e nutri-los/as. O pai ocupa um papel secundário nessa relação, e a figura do especialista em saúde ganha destaque, na medida em que é posicionado enquanto conhecedor das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança.

Palavras-chave : Maternidade; Paternidade; Discurso; Amamentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )