SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número02Las políticas de seguridad y el abordaje de la perspectiva de género en Buenos AiresGénero y patrimonio: las ‘pro-mujeres’ de Capilla del Señor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Estudos Feministas

versão impressa ISSN 0104-026Xversão On-line ISSN 1806-9584

Resumo

COROSSACZ, Valeria Ribeiro. Cor, classe, gênero: aprendizado sexual e relações de domínio. Rev. Estud. Fem. [online]. 2014, vol.22, n.02, pp.521-542. ISSN 1806-9584.

Neste artigo, discuto as experiências de aprendizado de uma sexualidade heterossexual, racializada e classista através da análise de relatos biográficos de um grupo de homens entre 43 e 60 anos, do Rio de Janeiro, que se autodefinem como brancos. Em particular, examino os relatos dos entrevistados sobre aquelas que, durante a entrevista, foram definidas como "relações sexuais de iniciação" com trabalhadoras domésticas e, em menor escala, com prostitutas, tidas durante a adolescência. Trata-se da análise de uma relação de poder descrita por quem a exerceu. A análise das entrevistas evidencia como essas experiências não só contribuíram para a produção da sexualidade dos homens entrevistados, mas também são elemento central na definição do pertencimento de classe e cor.

Palavras-chave : Brasil; Branquitude; Intersecção de Classe; Gênero e Cor; Homens Brancos de Classe Média; Empregadas Domésticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )